sábado, 31 de dezembro de 2016

Vigilante leva 40 pontos na cabeça após levar terçadadas de ladrões

Vítima ainda levou mais 10 pontos no braço
Um vigilante de 45 anos de idade foi agredido com golpes de terçado após ter denunciado o arrombamento de um imóvel localizado no bairro Jesus de Nazaré, região central de Macapá. Um homem identificado como Kaleb Patrick de 28 anos, foi preso e dois menores apreendidos. ‘Mateuzinho’ e ‘Kikinho’ tem várias entradas no Cesein por atos infracionais análogos a crimes como tráfico de drogas e assaltos.
Segundo o tenente PM Marcelo, do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) o vigilante teria denunciado a ocorrência à polícia. “Os suspeitos souberam que a vítima havia feito a denúncia e passaram a persegui-lo. Um vizinho do vigilante conseguiu escapar. Porém, o trabalhador acabou cercado. Um dos golpes abriu um corte que levou 40 pontos na cabeça. O outro, no braço, levou mais 10 pontos. São elementos extremamente violentos”, revelou.
O vigilante acabou desmaiando em razão da perda de sangue e foi socorrido por populares. A guarnição conseguiu localizar os suspeitos em uma área de passarelas. O sargento Jorge Sá – que estava de folga e conhece bem o perímetro – foi chamado para auxiliar nas buscas. Mateuzinho foi o primeiro a ser localizado. Ele delatou os comparsas que foram apresentados no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval.
Ainda de acordo com a polícia, os elementos são suspeitos de envolvimento com o furto de equipamentos e merendas de escolas naquela região. Um televisor de 45” foi apreendido na casa de Mateuzinho. Ele confessou que o equipamento era produto de furto.
Apesar dos ferimentos, a vítima não corre risco de morte. O homem recebeu atendimento médico no Hospital de Emergências de Macapá (HEM) e se recupera em casa.

Nova lei para segurança privada de bancos no DF



A segurança privada no DF, especialmente a segurança bancária, deu um importante passo em 2016, que se refletirá em mais emprego e menos assaltos.


Conseguimos aprovar em primeiro e segundo turno na Câmara Legislativa do DF um projeto de lei fundamental para a segurança privada de bancos, que contribuirá, inclusive, para maior eficácia da segurança pública.


O Projeto de Lei nº 1.120/2016, de minha autoria, determina que as agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito, passem a funcionar com vigilância armada 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados.


O que acontece hoje? Os bancos só colocam vigilantes durante a movimentação de clientes dentro da instituição.


Depois eles fecham, vão embora, e a agência fica vazia a noite e nos finais de semana, a mercê de arrombamentos como os que vem ocorrendo no DF com explosões de caixas eletrônicos e assaltos milionários onde se inutilizam milhares de cédulas impressas com o dinheiro do contribuinte.


Esta situação acarreta grandes despesas para a Polícia Civil e Militar do DF que, no lugar de estar se dedicando à segurança pública tão deficiente em Brasília, acabam tendo que cuidar da segurança do patrimônio de banqueiros.


Além de garantir a presença de vigilantes armados dia e noite, o projeto de lei aprovado determina que eles terão a disposição um "botão de pânico" ligado as centrais de polícia do DF.


Diante de qualquer atitude suspeita o vigilante pode acionar o botão e ser atendido por viaturas e agentes da delegacia ou quartel mais próximo para a prisão dos bandidos.


O descumprimento da lei acarretará multas diárias de R$ 5 mil aos bancos com possibilidade de dobrar a cobrança em caso de reincidência.


Além de mais segurança o projeto gera também mais emprego, porque a medida que se obrigue a contratação de vigilantes por todos os bancos, teremos a abertura de mais postos de trabalho.


A Febraban vai espernear, apelar , mas a verdade é que os banqueiros não podem pensar só em juros altos e lucros mas se conscientizar de que bancos também tem que cumprir uma função social, como a geração de emprego.


Tenho certeza que a Justiça vai compreender o papel, a constitucionalidade e a legalidade desta lei, e vamos implementá-la, em Brasília, sem problemas, uma vez que já é aplicada em Porto Alegre e várias cidades gaúchas por meio de leis municipais lá aprovadas.


Este é um projeto altamente meritório e espero que seja sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg para que após a publicação no Diário Oficial entre em vigor no prazo de 90 dias.


Conclamo o Congresso Nacional - apesar de povoado de banqueiros a aprovar lei no mesmo sentido a ser aplicada nas instituições bancárias de todo o país.

Ex jogador do Paysandu hoje é Vigilante

Ídolo do passado.


Grande lateral esquerdo da História do Papão Souza hoje trabalha em uma empresa de vigilância, Souza era lateral esquerdo,exelente cruzador e cobrava falta como ninguém.

Seja bem vindo a família Souza,profissão de orgulho!


Vídeo: Dupla abre fogo contra seguranças em boate,dois profissionais foram mortos

Criminosos chegaram em Renault Duster de cor preta e dispararam ao menos 15 vezes contra seguranças. Outras três pessoas estão em estado grave no hospital.

Dois homens armados e encapuzados abriram fogo contra seguranças em casa noturna localizada no Núcleo Baraúna, em Ponta Grossa, durante a noite de sexta-feira (30). Os tiros resultaram em duas pessoas mortas e outras três gravemente feridas. O caso foi registrado por volta das 23 horas. Mais tarde, na região do Parque Santa Lúcia, o veículo utilizado pelos criminosos foi encontrado pela Polícia Militar.
O Instituto Médico-Legal (IML) ainda não confirmou a identidade das vítimas. No entanto, testemunhas afirmaram tratar-se de Leandro e Rafael – os sobrenomes não foram repassados. Na mesma ocorrência ainda ficaram feridos Letícia Babeluk, de 24 anos, João Édipo, de 24 anos, e Tiago de Jesus, de 29 anos – o último é agente penitenciário da Cadeia Pública Hildebrando de Souza.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos chegaram encapuzados em frente à casa noturna, na Rua Visconde de Baraúna, por volta das 23 horas e desceram do veículo abrindo fogo. Um dos atiradores utilizava uma arma de calivre .380 e teria disparado ao menos 14 vezes contra os seguranças do local. O outro atirador desceu do carro e disparou contra as pessoas, possivelmente com uma espingarda calibre 12. A ação foi flagrada por câmeras de segurança – assista acima.
Ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Samu estiveram no local. Letícia foi encaminhada às pressas para o Hospital Universitário (HU) Regional dos Campos Gerais, enquanto João foi levado ao Hospital Vicentino. Já Tiago foi levado até a Santa Casa de Misericórdia. Os três sofreram ferimentos considerados graves pelo Corpo de Bombeiros e correm risco de morte.
Durante patrulhamento, a Polícia Militar encontrou o veículo utilizado no crime abandonado a menos de 500 metros da casa noturna, na Rua João Batista Basso Neto, próximo ao Clube Copel, no Parque Santa Lúcia. O veículo foi roubado em Curitiba e encaminhado para a 13ª Subdivisão Policial (SDP) para a perícia. Equipes da Polícia Civil encontraram estojos de munições calibre .380 e de espingarda calibre 12.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Vigilantes fazem manifestação contra demissões em escolas

Mesmo após negativa da Prefeitura de demissão ao fim do ano, o sindicato teme demissões paulatinas em 2017


Manifestantes foram da Praia de Iracema ao Náutico em protesto contra 
demissões Foto: Divulgação/Sindicato dos Vigilantes do Estado


Por duas horas na manhã desta quinta-feira, 29, vigilantes realizaram manifestação, em caminhada e carreata, do Aterro da Praia de Iracema ao Náutico Atlético Cearense, no bairro Meireles. Era um protesto contra a demissão de vigilantes que atuam em escolas e creches municipais. O Sindicato dos Vigilantes do Estado manteve a manifestação mesmo após a Prefeitura de Fortaleza garantir que os trabalhadores não seriam demitidos neste ano.
 
 
Segundo o sindicato, foram cancelados os avisos prévios que os trabalhadores haviam recebido das empresas contratadas pelas Prefeitura. Estava prevista a demissão de cerca de 800 vigilantes, que atuam em 124 creches e escolas, a partir de 31 de dezembro, ainda segundo informações do sindicato. Em nota, a Prefeitura nega que demissões estivessem em curso — vigilantes só seriam dispensados em abril de 2017, com o fim de seus contratos.
O sindicato rebate essa informação, afirmando ter documentos que provam já estarem licitados os prorrogamentos do contrato dos vigilantes. O presidente do sindicato, Daniel Borges, diz existir informações extra-oficiais dando conta de que a Prefeitura planeja tirar is vigilantes de forma paulatina em 2017.
 
 
Em faixas e panfletos, o sindicato também criticou os gastos da Prefeitura com a Festa da Virada de Ano, na Praia de Iracema. Os textos foram traduzidos, inclusive, para o inglês, já que um dos alvos da manifestação eram turistas que visitavam Fortaleza, conta Daniel Borges.
 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Vídeo: Vigilante tem direito a aposentadoria especial,Sim ou Não?

Neste vídeo você poderá tirar suas dúvidas quanto a aposentadoria especial para vigilantes no ano de 2016,assista com atenção e não esqueça compartilhar e se inscrever em nosso Blog!



quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PF fecha empresa irregular de segurança privada; coronel reformado da PM é preso

As atividades da empresa de segurança foram encerradas, pois não havia autorização para o funcionamento, conforme a PF. O coronel, que era proprietário da empresa, foi liberado após pagamento de fiança

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira, 20, dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual em uma empresa irregular de segurança privada, no município de Caucaia. O estabelecimento era administrado por um coronel reformado da Polícia Militar, identificado como Luiz Carlos Moreira de Menezes, que acabou sendo preso por posse ilegal de arma de fogo.
As atividades da empresa de segurança foram encerradas, pois não havia autorização para o funcionamento. "Estavam fazendo segurança privada com vigilantes armados sem preencher os requisitos adequados", explica o chefe do Departamento de Polícia Federal do Ceará, delegado Francisco Leite Bezerra.
Na casa do coronel reformado, onde funcionava a sede da empresa, foram apreendidos seis placas de coletes balísticos, quatro coldres de armas, quatro protetores de joelhos e 16 tonfas utilizadas em serviços de segurança.
A investigação da PF apontou que a empresa contava com quatro postos de segurança, sendo que um dos vigilantes foi flagrado há 30 dias com uma arma de numeração raspada e foi autuado pela posse ilegal de arma de fogo.
Na época, as atividades da empresa foram encerradas por determinação da Delegacia de Controle de Segurança Privada da PF. Com os mandados de busca e apreensão expedidos, foi achada uma arma de fogo sem autorização na casa do coronel, e ele foi preso pelo mesmo crime nesta terça.
Com o pagamento da fiança, o proprietário da empresa irregular e coronel reformado deverá responder em liberdade, mas não poderá abrir nova empresa de segurança, conforme o delegado Francisco Leite Bezerra. "A pessoa não pode abrir uma empresa de segurança respondendo processo criminal ou tendo sido condenada. Como ele já está respondendo por essa posse ilegal, já não pode abrir em seu nome", cita.
Os outros vigilantes não foram autuados criminalmente, mas devem responder pela irregularidade administrativa da empresa, junto ao coronel. ''Essa fiscalização é importante para evitar a prestação de serviços por aventureiros, pessoas que não têm aptidão para exercer a vigilância. É uma atividade que pode se configurar um risco à sociedade, se não houver autorização", completa o delegado.
Em nota, a PF esclareceu que realiza o controle sobre as atividades de segurança privada por meio da fiscalização das empresas prestadoras do serviço de vigilância privada, das empresas com vigilância orgânica, dos vigilantes, bem como dos cursos de formação dos vigilantes.

Vigilantes contratados pelo GDF temem começar 2017 desempregados

Contratos emergenciais com empresas de segurança terminam em janeiro e mais de 1,9 mil profissionais podem ficar sem emprego

O fim de ano de vigilantes contratados pelo Governo do Distrito Federal será de apreensão e incertezas. Cerca de 1,9 mil profissionais que prestavam serviço para o GDF receberam o aviso prévio na segunda-feira (26/12) e terão de esperar nova licitação para saber se começarão o ano empregados.
As demissões serão motivadas pelo fim dos contratos emergenciais dos lotes 12, 13 e 14, referentes ao serviço de segurança prestado pela empresa Brasfort. Segundo a companhia, o contrato tem vigência até 23 de janeiro, sem possibilidade de renovação. Assim, os funcionários que estavam alocados em diversos órgãos do governo tiveram de assinar o aviso prévio.
O Sindicato dos Vigilantes acredita que os profissionais possam ser recontratados ainda no início do ano, seja pela própria Brasfort ou por outra empresa.
“Além de estar garantido na convenção coletiva, existe uma lei que prevê também a permanência dos vigilantes nos postos quando ocorre a troca de empresas”, informou o sindicato, por meio de nota encaminhada aos trabalhadores.

Secretaria: profissionais podem ser mantidos
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) confirmou, por meio de assessoria, que uma nova licitação está em andamento e deverá contemplar o mesmo número de profissionais dos lotes em questão.


Segurança será reforçada nas festas de réveillon 2017 em Manaus

Mais de 2.300 pessoas estão envolvidas no monitoramento. 
Eventos vão ocorrer em diversas zonas da cidade.



As festas de Réveillon na Ponta Negra, Itaúba e Amarelinho serão as três principais festas promovidas pela Prefeitura de Manaus. Os pontos da Zona Oeste, Leste e Sul, respectivamente, terão segurança reforçada pelos órgãos integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). As demais festas realizadas na cidade com apoio da Prefeitura também terão esquema de segurança similares.
O secretário da SSP, Sérgio Fontes, falou nesta terça-feira (27) sobre o esquema montado para atender as festas que este ano serão descentralizadas. Mais de 2.300 pessoas estão envolvidas no trabalho.

"É extremamente positiva essas descentralizações, mesmo aumentando nosso trabalho e as dificuldades logísticas, favorece o cidadão e é esse o objetivo. O cidadão terá mais conforto e mais segurança para usufruir dessa festa de fim de ano próximo da sua residência. A maior parte das 2.300 pessoas envolvidas são policiais militares, mas temos pessoas de todos os órgãos trabalhando para que o cidadão tenha um final de ano tranquilo, em paz com sua família", ressalta.
O secretário alerta ainda para cuidados que todos podem tomar para evitar pôr a vida em risco.

"Algumas combinações são totalmente negativas. Beber e dirigir, beber e tomar banho de rio não combinações boas, os números de afogamento nessa época são muito grandes, então, procure evitar. Você não precisa tomar banho de rio nessa época e tenha responsabilidade com a bebida, saber que o espaço do outro também que ser respeitado e nós vamos estar lá justamente para garantir esses espaços", enfatiza.

Público
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult) expera reunir mais de 270 mil pessoas nas três principais festas. Duas delas vão contar com a presença de Israel Novaes, atração nacional.

"Hoje as pessoas não precisam sair de casa pra ver o principal show porque ele também vai perto da sua casa, em zonas diferentes da cidade. É uma festa segura, polarizada, divertida, e que atende todos os gostos musicais com artistas nacionais e bastante artista local. A festa começa às 19h nos três pontos. Objetos perfurocortantes são proibidos", explica Diego Monnzaho.

Além das festas na Ponta Negra, Itaúba e Amarelinho, a Manauscult apoia as festas realizadas no Mauazinho, Viver Melhor, Colônia Antônio Aleixo e o Réveillon dos Povos Tradicionais de Terreiro.

Bando invade escola, rende vigilante e leva computadores e alimentos no AC

Assalto ocorreu na noite desta segunda-feira (26) em Rio Branco. 
Materiais roubados eram novos e seriam para ano letivo de 2017, diz direção.


Ao menos seis homens invadiram na noite desta segunda-feira (26) a escola Marina Vicente Gomes, no bairro Boa União em Rio Branco. Segundo relatos da coordenadora administrativa da escola, Lucirene Costa, os bandidos renderam um vigilante e levaram diversos materiais, entre computares, impressora e até alimentos.
Lucirene conta que os criminosos roubaram materiais que eram novos e que foram comprados para serem utilizados durante o ano letivo de 2017.
De acordo com ela, os ladrões levaram ainda as câmeras de monitoramento, impressora, data show, televisor, produtos de limpeza e botija de gás.
"Não vamos mais ter como usar, nós compramos esses materiais recentemente e infelizmente todo o material foi perdido agora. Todo o recurso foi por água abaixo. Todo mundo sai perdendo com isso, inclusive estávamos mexendo com a prestação de contas e agora não sei como vamos resolver essa situação. Vamos aguardar para ver como vai ficar", afirma Lucirene.
A coordenadora diz que, após pegarem todos os materiais que queriam, os criminosos foram resgatados por um carro. "O que nos informaram foi que essas seis pessoas entraram, pegaram o segurança que estava de plantão, tiraram a camisa dele, o amarraram. Depois juntaram todas as coisas que queria e ligaram para outras pessoas que foram buscá-los. Nem com câmeras, nem com segurança, eles são intimidados", diz.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Trio rende vigilante do CRAS da Pitanguinha, rouba revólver e colete


Um vigilante que fazia a segurança do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Pitanguinha, teve a sua arma roubada, nesse sábado (24), por três homens armados.
De acordo com o relatório fornecido pelo Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), o trio rendeu o vigilante e ordenou que ele entregasse o revólver calibre 38, com cinco munições intactas que o vigilante portava. Sem reação e temendo pela sua vida, o trabalhador entregou a arma aos criminosos.
Além do revólver, os assaltantes levaram ainda o colete à prova de balas utilizado pelo vigilante. Após o assalto, o trio fugiu do local em um Celta de cor preta e placa não anotada.
A polícia foi acionada para a ocorrência. Policiais realizaram rondas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.

Homem invade fórum com facões para tentar matar Juiz e Vigilante impede em Unaí,MG

O suspeito foi impedido por um vigilante que chegou a efetuar um disparo contra o homem na tentativa de contê-lo.

Um homem de 50 anos acabou morrendo na noite de ontem após invadir um fórum com dois facões para tentar matar um juiz, na cidade de Unaí, MG. Segundo a PM, o homem teria chegado ao Fórum da cidade e perguntado quem era o juiz que emitia Mandatos de prisão, pois ele ia matar o juiz.
Neste momento, o vigilante de  plantão de 37 anos respondeu que não tinha nenhum juiz no fórum naquele momento. O homem descontrolado e com muita agressividade, invadiu o fórum e começou a subir a escadaria a procura do juiz, momento que o vigilante gritava para o suspeito parar, porém o homem desobedeceu às ordens e foi em direção do vigilante com dois facões, tentado golpeá-lo. Diante do risco que o vigilante estava correndo, chegou a efetuar um disparo em direção do homem, que mesmo ferido, ainda chegou atingir o vigilante com um golpe de facão na mão. 
O vigilante foi socorrido por uma viatura policial ao pronto socorro e em seguida encaminhado a delegacia.
Já o homem após ser baleado na região do abdômen, saiu do Fórum desnorteado e acabou caindo no estacionamento do terminal rodoviário da cidade, sendo socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros ao pronto socorro. O homem passou por cirurgia de emergência, mais acabou morrendo na madrugada desta terça-feira. 

Vigilante é assassinado em posto de combustíveis em Blumenau


Um homem de 65 anos foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (26), em Blumenau. De acordo com informações da Polícia Militar, ele era vigilante do Auto Posto JZ, localizado na Rua 2 de Setembro, bairro Itoupava Norte. Sebastião Silva Muniz foi atingido por um disparo nas costas e foi encontrado pro funcionários do posto que chegaram pela manhã.
Segundo o proprietário do estabelecimento, ele não era funcionário do posto, porém, ficava durante as noites no pátio, onde dormia dentro do carro e avisava a polícia ou o gerente, caso percebesse alguma movimentação estranha.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e informou que encontrou a vítima caída no chão, sem vida. A Polícia Civil também foi até o local e investiga o caso, para saber as causas do crime. A suspeita é de acerto de contas.

Depois de protesto, vigilantes terão nova reunião com vereadores

DEMISSÕES

Os vigilantes realizaram uma manifestação em frente a Câmara Municipal nesta quinta-feira, 22, e denunciaram demissões. Os vereadores prometeram um levantamento junto à Prefeitura sobre a situação



Após reunião com vereadores, vigilantes terceirizados da rede municipal de educação que protestavam contra demissões dispersaram a manifestação em frente a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), no bairro Patriolino Ribeiro, com a promessa de que será feito levantamento sobre a situação dos contratos. Conforme Ronivaldo Maia (PT), um dos vereadores que estão intermediando a situação, uma nova reunião está marcada para acontecer na sede do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará, no Centro, na próxima terça-feira, 27. 

Caso as demissões sejam mantidas, Daniel Borges, presidente do sindicato da categoria, indica que os vigilantes devem realizar novo protesto no Aterro da Praia de Iracema, na quarta-feira, dia 28. A manifestação na manhã desta quinta-feira, 22, aconteceu de acordo com o presidente, após informações de que um número maior do que o previsto de vigilantes terceirizados estariam recebendo avisos prévios com data de demissão já para o dia 31 de dezembro. 

 “A gente esperava que cerca de 200 vigilantes terminassem seus contratos, mas o que nos está sendo repassado pelas empresas é que se trata do efetivo inteiro. São cerca de 1 mil homens, gente que trabalha há 12 anos nas escolas”, detalha o presidente, afirmando que os vigilantes são contratados de três empresas e que estão lotados em creches e escolas municipais. “Está todo mundo preocupado nas escolas com essa situação de ficar sem os vigilantes”, comenta o presidente.

Conforme Ronivaldo, um contato prévio já foi feito com representante da Prefeitura de Fortaleza que confirmou que, por conta de ajustes no orçamento, haverá cortes, mas que não se trata do número estimado pelo sindicato e, sim, menor. “Cerca de 25% do efetivo (seria demitido)”. “Mas o nosso desejo é de quem sabe esse corte sejam feitos em outro setor, já que esses trabalhadores estão em escolas que já enfrentam problemas, estão em áreas de de risco”, diz o parlamentar.

O vereador ainda afirmou que o vice-líder do prefeito Roberto Cláudio (PDT) na CMF Didi Mangueira (PDT), também presente na reunião, já descartou a informação de que os vigilantes seriam substituídos por agentes da Guarda Municipal. “Ele disse que não está curso nada disso, que não há formalmente nenhuma portaria e documento expressando isso”, aponta. O vereador Didi foi procurado pelo O POVO Online, para comentar sobre a reunião, mas as ligações não foram atendidas. 

Segundo a assessoria da Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria Municipal de Educação (SME), as demissões não estão em curso neste momento. O que está previsto é que, devido ao fim dos contratos, vigilantes sejam desligados apenas em abril de 2017.
 

Vídeo: Ladrão é baleado ao invadir agência com arma de brinquedo

Delegado informou que segurança percebeu arma de brinquedo e reagiu.
Assaltante tentou fugir após levar dois tiros, mas porta giratória travou.


Um assaltante foi baleado ao tentar roubar uma cooperativa de crédito, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (23), usando uma arma de brinquedo. As imagens do circuito de segurança do estabelecimento mostram toda a ação (veja acima). O segurança da agência percebeu que a arma em que ele estava era de brinquedo e reagiu ao assalto.
"Esse modo de agir tem sido bastante adotado pelos criminosos. Eles iniciam o crime com uma arma de brinquedo e tomam a arma do vigia para concluir o assalto. Muitas vezes, o vigilante não reage, porque não sabe se é de brinquedo ou não", afirmou o delegado da Polícia Civil Valter de Mello.
Robson Júnior Jardim dos Santos, de 20 anos, que já estava com quatro mandados de prisão em aberto, entrou na agência quando o vigilante estava perto da próxima giratória. O vídeo mostra ele deixando algo na caixa coletora de objetos metálicos. Depois, dentro da agência, saca a arma de brinquedo da cintura, anuncia o assalto e avança contra o segurança, na tentativa de imobilizá-lo.
O segurança reagiu e começou a disparar alguns tiros, quando surgiu outro homem que estava do lado de fora para dar cobertura ao assaltante. O vigia disparou alguns tiros, acertando o ladrão no abdômen. O outro homem que estava do lado de fora estava armado e fugiu.
Ferido, o ladrão ainda tentou fugir pela porta giratória, mas não conseguiu, pois a porta estava travada.
Encurralado, o rapaz se rendeu e ajoelhou na porta giratória. Havia outros funcionários no local, pois era o horário de expediente. Um funcionário ajudou o segurança a imobilizar o assaltante até a chegada da polícia.
O criminoso foi levado para o Hospital Municipal de Lucas do Rio Verde para atendimento, mas já teve alta. "O médico indicou que ele fosse encaminhado para o hospital de Sorriso. Ele foi levado e depois voltou para Lucas do Rio Verde, onde foi autuado", pontuou o delegado.
O rapaz preso é investigado por pelo menos 10 roubos e já tinha quatro mandados de prisão preventiva que estavam em aberto, sendo três por roubo qualificado e outro por tráfico de drogas.
"Ele confessou o roubo e mente sobre o coautor, o qual ele disse que nunca teria visto essa pessoa, mas nós sabemos quem é a pessoa envolvida diretamente no crime. Pelas imagens, já sabemos de quem se trata", afirmou. Agora, a polícia tenta prender esse segundo suspeito de participar do crime, que já foi identificado.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vigilante atira e dupla em moto foge após tentar levar R$ 10 mil de mulher

Crime ocorreu no final da manhã desta terça-feira (20), em Salvador.
Criminosos deixaram local sem levar nada da vítima; ninguém ficou ferido.


O vigilante de um centro comercial na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, reagiu e efetuou um disparo de arma de fogo durante tentativa de assalto, por volta das 12h30 desta terça-feira (20), em frente ao estabelecimento, de acordo com informações da Polícia Militar. O tiro provocou correria, segundo a Central de Polícias (Centel), mas não houve feridos.

De acordo com a PM, dois criminosos em uma motocicleta seguiam uma mulher que conduzia no veículo a quantia de R$ 10 mil. Ao parar na frente do empreendimento, ela foi abordada por um dos criminosos, que portava um revólver calibre 38.

Ao perceber a ação criminosa, o vigilante do centro comercial efetuou um disparo de arma de fogo, que não chegou a atingir ninguém. A dupla fugiu em uma motocicleta abandonando a arma, sem levar nada da vítima.

Uma guarnição da 35ª CIPM foi ao local e recolheu o revólver e cinco munições, que foram apresentados na 16ª delegacia. A vítima passa bem, segundo a polícia. Policiais militares realizaram rondas no intuito de prender os criminosos, mas eles não foram localizados.

Vigilante frustra assalto a Correios na PB


Dois homens armados teriam tentado assaltar uma agência dos Correios no município de Tavares, na Zona da Mata do estado, mas tiveram a ação frustrada por um vigilante.

De acordo com informações de policiais daquela localidade, a dupla se aproximava da agência com armas em punho, mas o vigilante da agência percebeu a movimentação dos indivíduos e acionou o alarme.

Além de ligar o sinal sonoro, o vigilante também teve a agilidade de fechar o acesso à agência, impedindo, desta forma, a entrada dos suspeitos.

A polícia chegou a realizar diligência a procura dos suspeitos, mas ninguém foi preso.

No dia 29 de novembro deste ano, a agência foi assaltada. Na ocasião, o gerente, o vigilante, funcionários e clientes foram feitos reféns e se entregaram após negociação com a polícia.

Vigilante é morto a tiros por dupla em motocicleta na Zona Leste de Manaus

Atiradores efetuaram disparos enquanto a vítima caminhava.
Crime ocorreu na noite de quarta-feira (21).


O vigilante Renan Simões Moraes, de 24 anos, morreu por volta de 22h10 dessa quarta-feira (21) em uma rua no bairro São José 3, na Zona Leste de Manaus. Segundo testemunhas, dois homens que estavam em uma moto efetuaram disparos enquanto a vítima caminhava pela via.
De acordo com informações da Polícia Civil, há suspeita de execução. O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). 
Segundo a DEHS, o homem foi baleado na rua Barreirinha. Ele recebeu 15 tiros pelo corpo. A maioria das balas atingiu a cabeça, o tórax e os braços da vítima. O vigilante não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O crime foi presenciado por moradores. Eles relataram à polícia que a ação foi rápida. Os suspeitos se aproximaram da vítima, atiraram e fugiram. Ninguém foi preso ou identificado.
O caso foi registrado no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
No IML, familiares da vítima não quiseram comentar sobre o ocorrido.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Soldados e vigilantes patrulham Venezuela após saques e mortes

BOLÍVAR/TÁCHIRA, Venezuela (Reuters) - Soldados patrulhavam ruas, vigilantes montavam barricadas e empresários vistoriavam lojas danificadas nesta segunda-feira nas partes da Venezuela mais atingidas pelos episódios de violência desencadeados por uma escassez de dinheiro.
Ao menos três pessoas morreram e 405 foram presas em protestos e saques ocorridos no final de semana seguinte à decisão do governo socialista de retirar de circulação a nota de valor mais alto do país, segundo autoridades.
A oposição estimou o saldo de mortes em cinco, embora as autoridades só tenham confirmado que um homem, uma mulher e um menino de 14 anos foram mortos a tiros em Bolívar, Estado do sul venezuelano mais afetado.

Alguns saqueadores visaram lojas de propriedade de chineses, disseram testemunhas, o que causou preocupação em Pequim.
Raimon Moya, de 29 anos, se abrigou em uma delegacia de polícia a 100 metros de onde os saqueadores atacaram seu açougue na capital estadual, Ciudad Bolívar.
"É como vê-los matar uma criança", disse. "Você trabalha toda sua vida por algo, e eles o destroem em minutos", acrescentou. Cerca de 350 pontos comerciais da cidade foram saqueados.
Em reação aos tumultos, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, adiou a eliminação das notas de 100 bolívares até 2 de janeiro para dar tempo para que as notas de maior valor entrem em circulação.
A retirada das cédulas de 100 bolívares, iniciada antes de as novas notas estarem disponíveis, fez com que muitas pessoas não conseguissem pagar bens essenciais e realizar transações na movimentada véspera do Natal.
Isso só agravou a penúria de uma população que já sofre com uma escassez de alimentos e a maior inflação do mundo.

Vigilantes fazem assembleia nesta quinta (22), com indicativo de greve

A categoria quer aumento de 13%, mas sindicato patronal propôs 3,5%. Se não houver mudanças na proposta, 23 mil vigilantes ameaçam parar


Depois de ver os salários serem atrasados por diversas vezes durante o ano, os vigilantes do Distrito Federal agora cobram reajuste. Durante a negociação da data-base da categoria, os 23 mil funcionários de hospitais, escolas e bancos na capital pediram aumento de 13% na remuneração. A proposta patronal, segundo eles é de 3,5%.
A negociação será avaliada em assembleia-geral a ser realizada nesta quinta-feira (22/12), às 19h30, no estacionamento do Conic.

De acordo com o secretário-geral do sindicato da categoria, Moisés Alves Consolação, não haverá negociação se a atual proposta for mantida.
“Há um forte indicativo de greve. Os principais motivos sãos as cláusulas econômicas e financeiras”, afirmou. Segundo ele, além dos 13%, a categoria pede aumento no tíquete-alimentação para R$ 40. Hoje, o benefício é de R$ 32''.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Ladrões invadem Secretaria de Educação e agridem vigilante

Ladrões invadiram e depredaram o prédio onde funciona a Secretaria de Educação de Imbaú. O caso aconteceu na madrugada de terça-feira e os criminosos ainda agrediram o vigilante, que precisou ser socorrido no posto de saúde.
Aos policiais militares, o vigia contou que dois rapazes arrombaram uma das portas da Secretaria e, armados com uma faca, fizeram ameaças e o agrediram com um chute no rosto. O vigilante caiu e, mesmo ferido, conseguiu fugir e pedir ajuda no posto de saúde.
A secretaria municipal de Educação, Rosélia Pinto Martins, conta que esta é a segunda vez que ladrões entram no prédio – construído há cinco anos – e agridem o vigilante. Desta vez, segundo ela, os ladrões levaram dois monitores e cestas de Natal, mas os produtos foram abandonados numa creche que fica ao lado da Secretaria. “Os vigias nem querem mais trabalhar aqui. Agora, estamos mantendo dois vigilantes”.
Rosélia conta que o prédio é alvo constante dos vândalos e, no último fim de semana, eles entraram pela porta do auditório. De acordo com a secretária, além de quebrarem os vidros, os vândalos também comem os alimentos que encontram e ainda fazem necessidades fisiológicas dentro do prédio. Para inibir novos ataques, a Secretaria estuda a colocação de grades em todas as janelas e manter o reforço de dois guardas noturnos.
Nenhum suspeito dessas ações foi preso.

Homem que agrediu vigilante é transferido para presídio da Grande BH

As agressões contra a mulher aconteceram no sábado (17), no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Três Corações; caso ganhou as redes sociais e causa revolta


O homem que agrediu a vigilante de um clube de Três Corações, no Sul de Minas, e que estava preso nessa cidade, foi transferido para Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o suspeito, de 34 anos, está em uma unidade prisional da região metropolitana. O local, por medida de segurança, não foi divulgado. A assessoria da Seap também não precisou a data da transferência.
As agressões aconteceram no último sábado (17), no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Três Corações, mais conhecido como "Clube Atalaia", na saída de uma festa. Testemunhas filmaram as agressões e o caso ganhou as redes sociais, causando revolta.
Relembre
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decretou, no último domingo (18), a prisão preventiva do homem de 34 anos que foi flagrado em vídeo agredindo sua mulher, uma delegada da Polícia Civil, e a vigia de um clube de Três Corações, no Sul de Minas Gerais. O crime aconteceu no último sábado (17) dentro do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército da cidade, mais conhecido como "Clube Atalaia".
O mandado foi expedido pelo juiz Rodrigo Heleno Chaves, plantonista de Cambuquira, na mesma região. O acusado, que foi preso em flagrante por lesão corporal grave, segue em uma unidade prisional da região, conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
A covarde agressão contra a segurança ganhou repercussão em todo o país. No vídeo, que viralizou no fim de semana, é possível ver o suspeito bastante agressivo, discutindo com a vigilante. “Ela é minha esposa e eu 'tô' com vergonha do que ela está fazendo”, diz o homem durante a briga.

Em determinado momento ele dá um soco no rosto da segurança, que cai no chão. Com a vítima já caída, ele puxa o cabelo dela e acerta um chute em seu rosto, antes de ser contido por outros frequentadores do clube. Assista:

Família de vigilante é libertada após ser feita refém por 14h em Campinas

Vítimas foram deixadas na região de Viracopos, na tarde desta quarta-feira.
Quadrilha não conseguiu levar malotes de empresa; polícia investiga crime.



A família de um vigilante de carro-forte feita refém na área dos DICs, em Campinas (SP), foi libertada na tarde desta quarta-feira (21) após ser mantida em cativeiro por 14 horas. De acordo com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), as vítimas não sofreram ferimentos e foram deixadas na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, após a quadrilha desistir do crime.

O delegado Roney de Carvalho Lima explicou que o funcionário da empresa de valores teve a residência invadida por ao menos cinco suspeitos às 22h de terça-feira (20). No local, foram rendidos o trabalhador, a mulher dele, as filhas de 4 e 16 anos, e o namorado da adolescente.

Segundo a polícia, os bandidos orientaram o vigilante a entregar dinheiro para a quadrilha, logo depois que o carro-forte parasse na primeira agência bancária do município, nesta quarta-feira.

Ao chegar em um banco na Rua Costa Aguiar, Centro, colegas do funcionário desconfiaram do crime e acionaram a Polícia Militar. Como o vigilante não havia combinado o local para entrega de malotes, a corporação realizou orientações. Nenhum suspeito foi identificado até a publicação.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Vídeo: Segurança agredida por marido de delegada


Sindicato denuncia que vigilantes foram substituídos por presidiários

Caso ocorreu no Hospital Regional de Ceilândia, onde presidiários ocupavam postos de vigilância. PF foi acionada para verificar a denúncia

Com a greve dos vigilantes que atuam na segurança dos hospitais públicos do Distrito Federal, internos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) estão sendo usados para suprir a ausência dos profissionais, segundo denúncia do Sindicato dos Vigilantes do DF. Um dos casos foi flagrado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), quando quatro presos ocupavam um posto de vigia na entrada de funcionários da unidade.
De acordo com a denúncia do sindicato, existe um contrato de prestação de serviços firmado entre a Secretaria de Saúde e a Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap). A fundação cede internos do regime semiaberto para desempenharem trabalho de manutenção nos hospitais. No entanto, os presos acabaram desviados para uma função irregular.
“A situação foi denunciada à Polícia Federal, que esteve por volta das 14h30 no HRC. Os detentos foram afastados do posto de vigilância, mas, por volta das 15h30, dois deles já tinham voltado à atividade irregular”, informou Gilmar Rodrigues, um dos diretores do sindicato.
Segundo outro diretor, José Maria de Oliveira, um dos detentos foi flagrado sentado na entrada que fiscaliza a passagem dos funcionários que chegam ao HRC. Antes da greve decretada pela categoria, o posto era ocupado por um vigilante devidamente registrado pela Polícia Federal, órgão que regulamenta a profissão.
Outro diretor do sindicato, Manoel Pereira Batista, esteve no HRC e também verificou que havia internos do sistema penitenciário trabalhando no lugar dos vigilantes. “Isso é crime”, protestou. O sindicato levou a denúncia à Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp), da Polícia Federal.

Treinamento

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também ficou sabendo dos casos e informou que o desvio de internos para a função de vigilantes fere todas as leis que regulamentam a profissão. “Esses vigilantes são treinados, preparados e passam por um rigoroso controle feito pela PF. Não podemos pegar qualquer pessoa e colocá-la para exercer esse trabalho”, afirmou.

Procurada, a assessoria de imprensa da Funap informou ao Metrópoles que não há reeducandos ocupando o posto e desempenhando os serviços prestados pelos vigilantes em nenhuma unidade de saúde do DF.
Já o GDF informou, por meio de nota, que “a diretoria administrativa da Região de Saúde Oeste esclarece que não há presidiários fazendo a vigilância do Hospital Regional de Ceilândia. O prestador de serviço conveniado da Funap ficou no portão do estacionamento de servidores, acionando a cancela, no período da manhã. Ele não estava em contato com as dependências do hospital”.
Ainda de acordo com o governo, “agentes da Polícia Federal estiveram no HRC averiguando a denúncia e constataram que o apenado não estava fazendo serviço de segurança ou vigilância. Ele trabalha no Núcleo de Hotelaria do HRC”.
População prejudicada

Nesta segunda-feira (10), o serralheiro Eduardo Gomes, 47 anos, que sofre de diabetes, foi a um posto de saúde em Ceilândia. Quando chegou ao local, descobriu que a unidade não funcionaria por falta de segurança. “Fui informado que o posto estaria fechado e me aconselharam a procurar o hospital mais próximo”, reclamou.
Além dos vigilantes, profissionais da limpeza de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e postos de saúde do DF entraram em greve nesta segunda (10). Eles não receberam o salário no 5º dia útil do mês nem o tíquete-alimentação. Contratados pelas empresas Confederal, Brasília e Ipanema, os vigilantes somam 2,7 mil empregados. Na área de limpeza, são cerca de 1 mil.  A alegação das empresas é que o Governo do Distrito Federal não repassou a verba para o pagamento.
Não são apenas os terceirizados que sofrem com a falta de dinheiro. Na manhã da última sexta-feira, servidores do governo local protestaram na Praça do Buriti por não terem recebido a última parcela do reajuste salarial acertado ainda no governo de Agnelo Queiroz (PT) às 32 categorias do funcionalismo local. Eles pararam por 24 horas e prometem fazer nova paralisação e assembleia em 26 de outubro. Caso o GDF não cumpra o acordo até a data do encontro, os trabalhadores cogitam deflagrar uma greve geral.