Operação Espinhos' foi deflagrada nesta quinta (14), no Recife e em Olinda. Agentes também cumpriram sete mandados de busca e apreensão.
A prisão de um homem que usava um uniforme de vigilante de empresa privada em um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal no Espinheiro, na Zona Norte do Recife, permitiu que a Polícia Federal (PF) desarticulasse uma organização criminosa especializada em investidas contra instituições financeiras e lojas. A identificação desse suspeito foi a base da ‘Operação Espinhos’, deflagrada na manhã desta quinta (14) no Recife e em Olinda e que resultou na prisão de quatro suspeitos. (Veja vídeo acima)
De acordo com a PF, na casa do homem que usava o uniforme no assalto, na Zona Norte do Recife, foi encontrado um revólver do vigilante da Caixa. A prisão dele ocorreu no dia 8 de maio, três dias depois do assalto. Com apoio da Polícia Militar, os agentes recolheram também seis projéteis intactos. A arma estava em nome de uma empresa de segurança privada.
Dos cinco mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal para a 'Operação Espinhos', um deixou de ser cumprido. Cinquenta agentes participaram da ação policial para cumprir sete mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.
A operação foi resultado de uma investigação que apurou a participação do grupo em três investidas criminosas. Uma delas ocorreu na agência da Caixa da Rua da Hora, no Espinheiro. As outras duas aconteceram em estabelecimentos comerciais: uma loja de material de informática, no Centro da capital pernambucana, e uma joalheria em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.
Os suspeitos serão indiciados pela prática de organização criminosa e roubo qualificado com emprego de arma de fogo. Caso sejam condenados, podem pegar penas que variam de 6 a 12 anos de reclusão. Todos passam por audiência de custódia nesta quinta (14).
A PF ressalta que a quadrilha atuava com violência. Os integrantes costumavam apontar armas para a cabeça de vítimas. Com o grupo, os agentes federais apreenderam dois carros, 30 celulares e uma arma de fogo.
Agência da Caixa
O assalto à agência da Caixa ocorreu por volta das 14h30 do dia 5 de maio deste ano. A investida contou com a participação de cinco bandidos e durou cerca de cinco minutos. Os ladrões se dirigiram até o setor dos terminais eletrônicos, antes da porta detectora de metais. Foram ao encontro dos dois vigilantes e apontaram as armas. Dois integrantes da organização estavam na agência, sendo que um deles vestia o fardamento de vigilante.
Uma quinta pessoa ficou dando cobertura na porta que dá acesso ao interior do banco. Após dominar os vigilantes, os bandidos se dirigiram até o guichê de atendimento aos clientes, onde roubaram o dinheiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário